top of page

FOTOJORNALISMOr.

Fala galera!

 

Alguém sabe aonde começou o fotojornalismo? Ano? Qual a primeira foto publicada? Qual a técnica utilizada?

 

Bem, o post de hoje é sobre o início do fotojornalismo e para entrar no mundo do extinto jornal “Notícias Populares”, é essencial falarmos sobre o tema debatido: o fotojornalismo, trabalho desempenhado por jornalistas responsáveis pelo registro fotográfico de quaisquer fatos ou assuntos de caráter jornalístico.

O fotojornalismo teve inicio em 1871, quando o jornal sueco Nordisk Boktryckeri-Tining publicou uma foto impressa junto à manchete e devido a sua informação mais direta, o fotojornalismo começou assegurar seu lugar na imprensa.

Foi graças à técnica de uma impressão em halftone com uma trama de linhas que as fotos nos jornais impressos da época começaram a se propagar.

No entanto, foi apenas em 1880 que a utilização do halftone generaliza-se , dia em que o The New York Daily Graphic publica a sua primeira foto reproduzida através desse processo (A Scene in Shanty Town, uma fotografia de bairro de lata – Por: Stephen Horgan)

Quatro anos após a publicação, a película fotográfica em forma de tira foi inventada por George Eastman e W. Walker e expandiu o uso da fotografia de maneira a facilitar a vida dos fotojornalistas, devido ser um material mais manipulável e de fácil transporte e em 1888, Eastman inventou a primeira câmera Kodak, assim, a fotografia definitivamente desenvolve o uso massivo e populariza-se.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Scene in Shanty Town (1880).

Primeira foto publicada no jornal The New York Daily Graphic.

 

E por falar em popularizar, o fotojornalismo no instinto jornal “Notícias Populares”, era o que mais chamava atenção nas publicações do mesmo.

No inicio do NP, as fotos eram simplesmente reproduções contratadas de agências, apenas após 10 anos de existência do jornal que as mesmas começaram a serem realizadas por produções próprias e em sua maioria, eram feitas em uma sala de arquivo no respectivo prédio onde se localizava o jornal ou heliporto.

Em 1997, novamente o estilo das fotografias é reformulado por Fernando Costa Netto, que designa um departamento especifico com o cargo de Editor de Fotografia, onde a criatividade da equipe era bem mais exigida. A partir deste momento, as fotos ganham um ângulo inusitado, uma luz diferente ou qualquer outro elemento que aproximasse a foto de uma expressão de arte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Capa do Jornal “Notícias Populares” de 1998, já reformulada pelo conceito de Costa Netto.

 

 

Continuem ligados, pois no próximo post, falaremos sobre a extraordinária história do “Notícias Populares”.

 

 

 

Equipe RecPlay Produções

Redes Sociais

  • Facebook preto redondo
  • Instagram Preto Redonda

Equipe RecPlay

Para + Vídeos

  • YouTube Preto Redonda
bottom of page